terça-feira, 15 de março de 2016

“A eletroestimulação de baixa intensidade promove aumento significativo da força muscular e capacidade cardiorrespiratória?”

“A eletroestimulação de baixa intensidade
promove aumento significativo da força muscular
e capacidade cardiorrespiratória?”

Estudo recentemente publicado na European jornal of Sport Science, cujo objetivo foi investigar o efeito do treinamento físico de baixa intensidade através da eletroestimulação por eletrodo de cinto no músculo esquelético (B-SES) sobre a força muscular e capacidade cardiorrespiratória em indivíduos saudáveis.
Dezenove indivíduos saudáveis ​​foram alocados em dois grupos: controle e intervenção; em ambos os grupos os participantes mantiveram a atividade física regular, enquanto o grupo intervenção foi submetido a 30 minutos de treinamento B-SES de 3-4 METs durante quatro semanas.
A força dos músculos extensores joelho e a resistência cardiorrespiratória durante o teste incremental foram medidas no início do estudo e após quatro semanas para todos os participantes. A mudança relativa de força dos extensores do joelho no grupo intervenção foi significativamente superior ao grupo controle (p <0,05). Além disso, o consumo de oxigênio do limiar ventilatório e consumo máximo de oxigênio durante o teste incremental aumentou significativamente no grupo intervenção quando comparado ao grupo controle (p <0,05).
Este estudo mostrou que um treinamento prolongado de baixa intensidade através do B-SES resultou em aumento significativo na força muscular e capacidade cardiorrespiratória em indivíduos saudáveis. Este trabalho sugeriu que o treinamento através do B-SES poderia ajudar pacientes que possam ter dificuldades para a realização de exercícios voluntários adequados por causa de doenças crônicas, obesidade excessiva, problemas ortopédicos, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Sendo assim, seria válido introduzir essa nova tecnologia para os pacientes inativos internados na UTI, uma vez que a eletroestimulação é um método alternativo para promover ganho de força muscular e capacidade cardiorrespiratória, reduzindo assim a mortalidade dessa população?

Low-intensity electrical muscle stimulation induces significant increases in muscle strength and cardiorespiratory fitness.
Toshiaki Miyamoto, Hiroyuki Kamada, Akira Tamaki & Toshio Moritani
European Journal of Sport Science. 2016 Mar 1:1-7

Karoline Richtrmoc, Fisioterapeuta. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário